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Quando o assunto é marketing digital o que não faltam são práticas e ferramentas para ajudar a alcançar os melhores resultados. Para quem tem um negócio local, por exemplo, pode aproveitar as estratégias de geolocalização para atrair mais clientes. Um aplicativo poderoso e que muitas vezes é esquecido, é o Google Maps. Ele pode auxiliar a promover e a conseguir um bom ranqueamento, quando bem utilizado.  

O aplicativo da Google é muito popular entre os usuário e empresas, pois tem inúmeras funções que facilitam o deslocamento como navegação, street view e informações sobre transporte público. Mas também é bastante utilizado para a busca de negócios locais. 

Segundo relatório do Google, 76% das buscas realizadas em smartphones são voltadas para encontrar serviços locais. Além disso no Brasil 8 em 10  pessoas preferem usar o Google para buscar informações sobre empresas e 68% descobriu uma nova loja pesquisando sua categoria no Google. Em outra pesquisa, elaborada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito), revelou que  97% dos brasileiros procuram por informações na loja on-line antes de fazer compras em lojas físicas.       

Esses dados nos revelam a importância de não só estar presente na internet, mas também no aplicativo da Google. Portanto o que você está esperando para entrar no Google Maps? Neste artigo vou falar sobre como colocar sua empresa no mapa, e quais estratégias de marketing utilizar para alcançar um bom posicionamento.

Como aparecer no Google Maps?

O primeiro passo para colocar a sua empresa no Google Maps é se cadastrando no Google Meu Negócio.

google meu negócio

  1. Faça login na sua conta do Google, em seguida acesse o Google Meu negócio.
  2. Selecione o link “Fazer login” no painel superior. Uma dica é certificar-se de que o endereço de e-mail utilizado seja realmente o que deseja usar para essa finalidade. 
  3. Digite o nome da sua empresa para verificar se já existe alguma informação relacionada disponível. 
  4. Preencha o cadastro com contato, endereço, categoria e pontos de atendimento. 
  5. Por fim basta clicar em “Concluir” e finalizar o seu cadastro. Para confirmar a propriedade da sua empresa, o Google enviará uma carta para o endereço informado ou irá telefonar para o número cadastrado.  Na correspondência terá um código que irá ativar a sua conta e tornará o seu negócio visível no Google Maps e, consequentemente, nas buscas locais.

Para saber mais sobre o Google Meu Negócio e utilizar todos os recursos disponíveis, o Lab D tem um post  que aborda o assunto.

Mas quais são as estratégias para o Google Maps? 

O aplicativo vai muito além de exibir o endereço de empresas locais no mapa, a fachada, o telefone, o site das empresas listadas. As estratégias incluem ações de promoção, publicidade e relacionamento com clientes. 

A grande vantagem de fazer marketing no Google Maps é que, independentemente da sua posição, você poderá ficar bem ranqueado. Ou seja, caso seu negócio não esteja bem ranqueado na busca orgânica do Google, ele pode estar em uma boa posição no Google Maps, da busca local

Detalhe a descrição do seu negócio

Coloque o máximo de informação sobre a sua empresa, como o segmento do negócio, endereço, horários de atendimento, site e ofertas principais, pois isso gera impacto e pode atrair a atenção do cliente. 

Use imagens de qualidade

Imagem é tudo. Adicione fotos de qualidade da sua empresa, porém não somente da fachada, capriche nas fotos internas, de espaços e elementos relevantes que chamem a atenção do seu público. Por exemplo, o espaço interno de um consultório ou de um quarto de hotel.  

Uma outra dica é criar um tour dentro do seu negócio e torná-lo acessível no Street View . O próprio Google oferece o serviço que permite ao usuário visualizar sua empresa tanto por fora – vista da rua – quanto por dentro.

 

Conquiste avaliações positivas

Alcance cinco estrelas nas avaliações do seu público. A reputação é uma estratégia poderosa, uma vez que as pessoas tendem a confiar mais nos comentários e experiências das pessoas do que nas declarações da própria empresa.

No entanto, ao abrir essa possibilidade de canal com o cliente é possível que surjam críticas negativas. É preciso moderar e responder de forma respeitosa e profissional. Outra dica é não levar pelo lado pessoal, mas encarar como uma oportunidade de identificar problemas no seu negócio e trazer melhorias. 

É possível solicitar, ao seu público ou empresa que prestou serviço, avaliações e comentários no Google Maps por meio de um link ao clicar no botão “receber avaliações”.

 

Promova o seu negócio no Google Maps

É possível fazer campanhas de Marketing no Google Maps. Então se você já usa o Google Ads para fazer anúncios do seu site, produto e serviço, essa pode ser uma boa opção para se destacar.  

Conforme acontece nas campanhas de rede de pesquisa, os anúncios patrocinados são exibidos no topo da busca local. Além disso no mapa o  indicador fica diferenciado com a cor verde e não vermelho.

Analise sua estratégia

É possível gerenciar sua conta, analisar suas estratégias e campanhas pelo painel de gestão do Google meu Negócio. A plataforma disponibiliza várias métricas que possibilitam acompanhar o desempenho das ações adotadas.  

Agora você já sabe como utilizar o Google Maps como estratégia de marketing para atrair seu público. Para isso é importante manter as suas informações atualizadas, alimentar comentários e avaliações positivas e garantir uma apresentação visual de qualidade, para estar sempre no caminho do seu consumidor e assim alcançar um bom ranqueamento na busca local.   

Se você gostou desse artigo sobre Google Maps, saiba que existem outras práticas que podem auxiliar a conquistar seu público e alcançar um bom posicionamento no buscador da Google,  como as estratégias de SEO. No texto dicas de Seo, você pode conferir um guia base para otimizar seu conteúdo.    

Escrito por:
Debora Monken

Jornalista | Analista de marketing digital | Analista de SEO

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