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O Marketing Digital tem uma série de vantagens para empresas de qualquer porte e segmento e, no caso das startups, o encaixe é ainda mais perfeito. Esse tipo de empresa desenvolve produtos ou serviços inovadores com potencial de crescimento acelerado, porém, grande parte delas não possui muitos recursos financeiros no início para investir em divulgação.

Gigantes internacionais como Amazon e Facebook começaram como startups com pequenas equipes trabalhando em garagem. No cenário nacional, a cada dia vemos novos casos de sucesso de empresas desse modelo como Quinto Andar, Nubank e IFood, e nenhuma delas ignorou o papel da comunicação na internet.

O Marketing Digital ajuda no lançamento e no posicionamento de um negócio de forma mais barata do que a publicidade tradicional. Além disso, pelo fato de ser mensurável, é totalmente possível o aprendizado constante e ajustes no plano ao longo da jornada.

É importante ter uma estratégia bem precisa, estabelecer metas de médio e longo prazo e acompanhar os resultados para verificar se está indo no caminho certo. Para definir o investimento que será necessário é preciso planejar o crescimento esperado no período e o número de clientes a ser conquistado. 

 

Conheça o público que quer atingir

Para que o Marketing Digital para startups seja eficaz, fornecendo conteúdo útil, é preciso definir suas personas.  É necessário conhecer o tipo de pessoa que se busca atingir, entender quais são as suas dores e desejos, para traçar a estratégia de produção de conteúdo.

Desse modo, fica mais fácil criar campanhas que sejam relevantes e estabeleçam a sua autoridade.

 

Seja visto 

As estratégias de SEO quando executadas com perfeccionismo podem permitir que o site ou blog de uma empresa pequena fique na frente de gigantes do setor nas buscas orgânicas no Google.

Ao tornar o conteúdo amigável e otimizado para motores de busca como o Google e o YouTube, você consegue gerar mais tráfego e engajamento.

Produza conteúdos criativos em diversos formatos

As startups surgem a partir de propósitos inovadores e certamente isso dá margem a mensagens diferenciadas no mercado e isso deve ser bem explorado nas ações de Marketing de Conteúdo

Esse conteúdo de valor deve ser transmitido nos formatos que a sua persona prefere, por isso não é recomendável ficar restrito a publicar textos em blog. Uma tendência é o aumento de pessoas que desejam consumir conteúdo em formato audiovisual como vídeos e podcasts.

 

Aumente sua base de leads

Uma empresa quando começa do zero pode ter até definido a persona, mas ainda não ter nenhum usuário real com o qual se comunicar. Porém, isso pode mudar de forma gradual com a captura de e-mails em troca de materiais com conteúdo de valor como e-books, White papers ou newsletters.

Utilizando Landing Pages criadas com poucos elementos e estrutura clara e dirigida, a captura de e-mails será bem mais efetiva do que apenas apostar no site da empresa, repleto de possibilidades de distração. 

Teste seus produtos, teste suas mensagens

Uma prática do Marketing Digital que está perfeitamente sintonizada com o modo de operação das startups é a realização de testes e sua mensuração efetiva para melhorar os resultados.

Dessa forma, são recomendados Testes A/B com pequenas alterações em publicações orgânicas e pagas para que seja avaliada entre duas versões distribuídas, qual teve a mais expressiva audiência.  

Com o acompanhamento desses testes, podemos  seguir no melhor caminho ao optar pela mensagem com indicadores de performance superiores, tais como taxa de conversão e de cliques. 

 

Então, acredita agora que é possível conseguir escalar seu negócio com uma estratégia de Marketing Digital para startups? Se precisar de apoio, conte conosco

 

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Escrito por:

Daniel Finch

Especialista em Comunicação Corporativa | Marketing Digital | Copywriting | Inbound Marketing | Mídia Online

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